A preparação da viagem é muito importante. Não se faz uma viagem longa em terras distantes  sem viver tudo aquilo antes. Como ? Livros, internet e ouvindo gente que já esteve lá. É fundamental captar o máximo de informações possíveis.

Para chegar lá você vai precisar:

  1. Passaporte: O seu está em dia? Atenção para que eles ele esteja válido por pelo menos 6 meses.
  1.  Vistos : Alguns países  exigem visto com antecedência e tem outros  que dá para pegar na chegada. Eles podem custar muito caro ou muito barato e podem variar enquanto ‘Entrada múltipla’ ou ‘Entrada única’.
  1.  Vacinas : dependendo de onde você se encontra e para onde você está indo, vai precisar ou não. O ideal é checar as doenças que existe no seu destino e quais são as exigências para quem está entrando lá. Você pode consultar isso no centro de vacinação internacional da sua cidade.
  1.  Carteira de motorista internacional : Existem lugares onde você só irá poder dirigir se estiver dentro da lei e nessas situações ter a carteira internacional pode adiantar muito a sua viagem.
  1.  Remédios : item mais que importante! Só um viajante que ficou doente longe de casa em um lugar sem farmácia e sem assistência sanitária sabe o que é isso. Não saia de casa sem uma pequena farmácia. De preferência com uma receita assinada pelo seu médico. Se você possuir alguma doença mais importante, vai precisar de um pouco mais de atenção. Deverá levar seus últimos exames e doses extras de remédio de uso frequente.
  1. Moeda: A taxa de cambio varia muito conforme o lugar onde você for . Alguns países chegar a exigir notas novinhas em folha. Além disso, é sempre muito importante estar prevenido com cartões de crédito, cartões pré-pagos, travelers check e qualquer seguro antifurto. Alguns cartões de crédito oferecem o sistema de seguro de viagem já na compra da passagem.
  1. Passagens aéreas, bilhetes de trem, Transfers, Taxis, bilhete de ônibus, caronas: Ter uma ideia de quanto se gastar nesse item já é meio caminho andado. Comprar com um dia de antecedência e diferente de ir pesquisando com pelo menos um mês de antecedência. Last minute é sempre o melhor preço, mas é uma questão de sorte e persistência.
  1. Foto 3×4 : é bom levar algumas, existem lugares onde você vai ter que deixar uma foto para poder entrar.
  1. Lonely planet: prá quem não conhece, isso é a bíblia dos turistas. Tenha sempre em mãos o livro do país para o qual você está viajando. Internet também ajuda? Sim, mas muitas vezes, você vai se encontrar em lugares que eles nem sabem o que significa wi-fi.  http://www.lonelyplanet.com/