O destino do qual vou contar agora, parece um delírio. É como se fosse um sonho, um pedaço de um conto de fadas, uma viagem alucinógena, só que de verdade. Imaginem um lago azul, com um castelo ao fundo e um monte de cisnes nadando. Maravilhosos não é mesmo?  Elegi esse lugar como um dos favoritos no meu mundão.

1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (59)

A primeira vez que eu ouvi falar desse castelo, eu estava em Munique na Alemanha. Fiquei com muita vontade de visitá-lo, mas como ele fica mais ou menos uns 150 km de distância dali e as condições climáticas  não colaboraram muito e eu acabei tendo que adiar meu sonho.

Foi no verão de 2013, em uma viagem  de carro pela Europa, que eu acabei chegando lá. Esse castelo fica  no vilarejo de Hosenschwangau na Bavária, que é uma região da Alemanha, muito próximo a fronteira com a Áustria e da qual os cervejeiros de plantão  já ouviram falar muito.

Nos estávamos vindo de Nuremberg. Colocamos nosso GPS em direção a cidade de Fussen, que está  na metade do caminho e a 10km  desse vilarejo. E depois nos dirigimos até lá.

Quase chegando…

1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (11) 1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (15) 1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (17)

Olha o castelo lá no fundo

1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (13)

Esse castelo foi construído no século XIX pelo Rei Ludwig II da Bavária. Ele se inspirou na obras do grande compositor Richard Wagner e em seus ideais de mundo medieval com donzelas e  cavalheiros para compor esse cenário que  mais tarde, serviu de inspiração para o Walter Disney desenhar o castelo da Branca de Neve, que é o símbolo dos parques da Disney.

1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (18)

Em alemão se chama Schloss Neuschwanstein e ficou conhecido como  o “Castelo do Cavaleiro Cisne”.

O castelo é um dos destinos turísticos mais visitados da Alemanha. Mas ele muda conforme a época do ano. As minhas fotos foram feitas no verão, mas se você vai visitá-lo no inverno, o cenário é bem diferente, com o frio e a neve, certamente será mais dramático porém sempre belo.

No inverno é mais difícil chegar lá, muitas vezes quando o clima não colabora e neva muito, algumas estradas ficam fechadas e mesmo para subir no castelo fica sem acesso. Que foi o motivo pelo qual eu não fui quando estava em Munique.

Quando você chega nesse lugar, a primeira coisa a fazer é ir comprar o bilhete, porque tem os horários das tours guiadas.

1-Castelo Neuschwantein-ticket

É aconselhável chegar cedo porque tem muita fila prá comprar ingressos e muitos turistas. Se você chegar de tarde, corre o risco de ficar ou sem o ticket de entrada ou sem transporte para subir lá no castelo. Digo subir, porque tem uma ladeira que apesar de linda é bastante íngreme. Afinal o castelo está em cima dos alpes.

O que você pode fazer lá? 

As atrações são: Castelo de Neuschwanstein, Castelo Hohenschwangau e a ponte Marienbrucke que é alta 80 metros em um cenário incrível. Fora isso, as áreas livres compreendem o lago, restaurantes e lojinhas de souvenires.

Só é possível conhecer o castelo com a tour guiada. Prá quem não conhece o sistema, é assim que funciona, eles te perguntam qual é o seu idioma e te dão um pequeno rádio com um fone. Conforme  você vai andando pelo castelo a história vai sendo contada. Se por caso você demora em uma sala, pode dar pausa para não perder a explicação  da próxima sala. É bem simples.

Depois que você paga, deve esperar o horário da sua tour e se não quiser fazer uma caminhada dessas de suar a camisa, deve pegar o ônibus que leva ao castelo ou como nós fizemos subir de charrete.

1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (50)

No caminho

1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (72)

 1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (74)

O Castelo de Neuschwanstein 

É realmente impressionante a riqueza de detalhes e a criatividade desse Rei, que, com um estilo muitíssimo extravagante tinha essa ideia de um mundo medieval, que na verdade não era o tempo em que ele vivia. Para se ter uma ideia de como o Rei Ludwig era totalmente fora do seu tempo, lá dentro tem desde quadro da santa ceia estilizado até salas com não sei quantos mil castiçais de cristal. Porém o castelo é construído todo com alta tecnologia de aquecimento e eletricidade.

O fim da história dele, na verdade é muito triste, porque em  1886, ele foi deposto  e acusado de insanidade. O corpo dele foi encontrado boiando no lago dias depois. Como é que se deu a história ninguém sabe.

1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (19)

1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (58)

1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (69)

1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (58)
1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (56)

1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (61)

A vista lá de cima e eu brincando de princesa

1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (62)

1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (63)

1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (54)

1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (53)

Castelo Hohenschwangau

Foi a moradia do Rei Ludwig II quando era príncipe e foi dalí também que ele acompanhou a construção do Castelo de Neuschwantein

1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (23)

1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (25)

1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (39)

 O Lago Starnberger 

1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (29)

1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (30)

1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (31)

1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (32) 1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (33)

Estava muito calor e até que tinha gente nadando, mas a água era muito fria e eu não tive coragem.

1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (46)

1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (40)

1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (47)

Nas imediações do Castelo

1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (20) 

1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (22)

1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (45)

1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (77)

O que será que a gente estava fazendo debaixo desse guarda-sol?

1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (49)-001

Nós ficamos hospedados em um bad & breakfast pertinho do castelo, quase que dava prá ver tudo da janela.

1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (81)

E no outro dia, seguimos nossa viagem. Mais algumas fotos dali pertinho.

1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (82)

1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (84)

1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã (85)

Chegando na  fronteira com a Áustria.

1-Castelo de Neuschwanstein- Füssen Alemanhã

Ps. 1:

Meu parecer sobre a história do Rei?

Bem, eu acho que todos os artistas são um pouco loucos e aqueles que não são reconhecido muitas vezes podem sentir-se injustiçados. Mas talvez, existisse algum invejoso querendo a cabeça dele.

Louco ou não, ele construiu um lugar que vale muito a pena conhecer! Eu fiquei sonhando muitas outras noites com esse cenário e espero que vocês, também possam algum dia, ver tudo isso de perto.

Ps.2:

Como lá dentro do castelo é proibido fotografar, eu não tenho fotos, então, vou deixar aqui um link precioso para os curiosos como eu, dar uma olhadinha.

https://www.google.it/search?q=castelo+de+neuschwanstein+fotos+interior&espv=2&biw=1366&bih=635&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=pYNxVcGPCaKoygOoxYLADg&ved=0CB8QsAQ