Munique é a capital da Bavária. Uma cidade linda por sua arquitetura, de traços barrocos, jovem pelo astral que a qualidade de vida proporciona e alegre pela atmosfera acolhedora da sua gente e das cervejarias e da culinária maravilhosa que possui.

No Brasil nós chamamos de Munique , mas em alemão é  München, que significa Monacos. Munique é uma cidade toda especial, independente, se tornou um distrito em 1946.

Cortada pelo rio Isar , um afluente do Danúbio e pelos Alpes, sua beleza natural coloca os visitantes dessa cidade , em um clima mágico.

1-P1020803

Quando chega a primavera e os dias intensos do verão, ir ao Englischer Garten tomar um sol no gramado, sentar-se em um Biergarten e apreciar uma bela cerveja é uma sensação inesquecível.

1-IMG_3683

1-set2011 182
1-set2011 181

1-IMG_3681

Falar de Munique sem falar de cerveja é muito difícil, não sei se por coincidência ou por gosto mesmo, todas as vezes que em que fui para lá era na época do Oktoberfest.

Claro que para descrever Munique inteira seria preciso escrever um livro, porque é uma cidade que  transpira arte e cultura por todos os poros. São muitas pinacotecas, museus, teatros, muitos espetáculos  de música e eventos culturais durante o ano todo, além da universidade e sua indústria automobilística entre tantas outras qualidades. Mas meu objetivo é mostrar aqui um pouco de da cidade, falar do Oktoberfest e dar algumas dicas de lugares decisivamente obrigatórios de serem visitados, mesmo para poucos dias de viagem.

A cultura da cerveja é para eles é uma riqueza inestimável e eles realmente fazem por merecer. Essa mistura de água, malte, lúpulo e fermento rendeu muita história para eles e também muitos fãs.

A coisa mais interessante, é que desde manhã, as cervejarias já estão abertas. E frequentadas! Por exemplo, aquela linguiça branca chamada Weisswurst, deve ser consumida antes da hora do almoço, junto com mostarda doce, um bretzel e uma cerveja clara.

As cervejarias daquela região, não são apenas umas das melhores cervejas do mundo, como também possui uma culinária que sabe agradar paladares de toda parte. O Knodel, que é uma porpeta de pão ou de batata, servida com Schweinebraten, que é uma carne de porco assada com uma deliciosa crosta, ou joelho de porco com batatas, ou carne cozida com cren que é um tipo de raíz forte, são pratos tão verdadeiramente saborosos que só de escrever já me dá água na boca. Pois imaginem isso junto com uma bela caneca de cerveja?

Em Munique são muitos os lugares que você pode saborear esses pratos, restaurantes , Biergarten,  tabernas e também tem a opção do Viktualienmarket que é um dos mercados mais antigos de frutas e flores e que também serve a culinária tradicional bavaresa.

Algumas fotos do Biergarten da Torre Chinesa no Englisher Garten:

1-set2011 185

1-IMG_3687

1-IMG_3696

1-IMG_3690
1-IMG_3669

1-IMG_3686

Aqui é no Viktualienmarket

1-P1020831

1-set2011 179

1-P1020830

Curiosidade: Uma coisa que tem por lá, que nem todo brasileiro conhece, é que quando você se senta em uma mesa, vai notar que tem um acessório com vários bretzels pendurados. Funciona assim, o garçom sabe quantos tem, se você quiser comê-los, não precisa pedir porque no final ele vai contar e vai saber quantos faltam para poder te cobrar.

1-Praga - Rep. Tcheca (14)

A cidade e o Oktoberfest

Mas aí você decide ir para lá na época da Oktoberfest. Então, fica a grande duvida, ir todos os dias na Oktoberfest ou apreciar a cidade?

Segunda a minha experiência, o ideal é fazer um pouco do dois. Se você é uma pessoa, que gosta de conhecer a cidades onde visita de forma mais descontraída, sem ter que ir em todos os museus e ficar horas lendo descrições históricas, a minha dica é, que você pegue um ônibus Hop on hop off que são esses ônibus que vai te mostrando a cidade.Eles te dão um fone, que você coloca  sintonizado na sua língua, o narrador, vai explicando sobre os monumentos e pontos da cidade sem você perder muito tempo.

1-P1020942

O legal desse tipo de turismo, é que você também pode descer do ônibus a qualquer momento para fotografar melhor ou contemplar a paisagem e depois pegar outro ônibus e continuar seu passeio. Basta que você conserve o seu ticket. É claro que ele tem duração, (mais ou menos 24h) mas suficiente para você dar um belo giro pela cidade. Existem muitos pontos desse ônibus espalhados por toda parte.  E vários destinos também. Em volta de Munique tem muita coisa legal para se ver. Por exemplo, a cidade de Nuremberg, Salzburgo, Baden-Baden, lugares pra praticar esportes de inverno e tem o Castelo de Neuschwaintein, que é lindo de morrer. (Tem um post no meu blog do Castelo).

1-P1020755

O centro é fechado para automóveis, então eu não aconselharia o aluguel de carro. Para se locomover no centro a melhor opção é o metrô.  A primeira vista o mapas das linhas, para uma pessoa que não fala  alemão,  parece muito difícil  e os nomes assustam, mas é muito fácil e prático. Existem estações de metrô por toda a cidade.

1-Acquisizione a schermo intero 10062015 180000

Dica para o Metrô: Esteja atento  ao período que você vai precisar do bilhete e ao número de passageiros para os quais você vai comprar, porque família por exemplo tem desconto. Na hora de embarcar, você precisa timbrar o seu bilhete em uma das diversas caixinhas fixadas dentro dos trens. Mantenha sempre o bilhete com você, porque certamente virá um fiscal pedindo para ver se você  o timbrou. Se por acaso você não tiver feito isso, será multado.

1-P1020843


1-P1020842

É coisa de primeiro mundo mesmo, ser informado de quantos vagões tem cada trem e quanto tempo ele demora para chegar. Como paulista , eu tenho que dizer, que é próprio um sonho de consumo para uma cidade!

Vai ter aqueles lugares que você não vai poder visitar com o ônibus e vale uma caminhada. Por exemplo, a Marienplatz que tem o prédio da prefeitura que  além de bonito, tem uma atração especial, uma “caixinha de música ” gigante  no alto do prédio e todos os dias  às  11h, 12h e 17h acontece essa apresentação  que é a celebração do casamento Guilherme V fundador da cervejaria Hofbräuhaus, com Renata de Lorraine e também a comemoração do fim da Peste Negra em 1917.

1-set2011 167

1-set2011 168
1-set2011 169

1-P1020822

Sobre as cervejarias:

As cervejarias estão espalhadas por toda  cidade e são todas boas, algumas é claro, mais famosas.

Para quem nunca foi lá, a coisa funciona da seguinte maneira. Você vai sentar-se em uma longa mesa, geralmente compartilhando-a com outras pessoas. Lá, a mesa não é só sua, se tiver um espaço , você pode se sentar. Quando você vai a um Biergarten ou em uma cervejaria, a cerveja vem em uma caneca e junto com o pagamento da cerveja, é cobrado uma pequena taxa, e eles te dão uma ficha. Quando você termina de tomar a cerveja, devolve a caneca e a ficha e eles te dão o valor correspondente da taxa de volta.

Nas cervejarias mais tradicionais, existe um lugar que é um armário destinado a guardar as canecas dos clientes mais importantes. Quando o cliente chega, vai até o seu armário, que é trancado a chave, pega sua caneca, lava e está pronto para começar a beber.

Entendeu porque vale a pena ser um cliente especial?

Na época do Oktoberfest todas as cervejarias oferecem uma cerveja que se chama ” Marzen” que é um cerveja clara e deliciosa. Ou seja, não é só no parque do Oktoberfest que você bebe a edição especial.

Se você aprecia cerveja, seria um desperdício ir até lá e não dar uma chegadinha nessas cervejarias abaixo que eu listei como minhas favoritas:

  • Augustiner Keller : Augustinerkeller, Arnulfstrasse 52 – Neuhausen
  • Hofbräukeller  (Atenção para essa que é histórica!) : Hofbraukeller, Innere Wienerstrasse 19 – Haidhausen
  • Paulaner : Hochstraße 75 · 81541 München
  • Löwenbräu : Nymphenburger Str. 2 -Stiglmaierplatz
  • Andechs  : Bergstraß 2  – Andechs

1-P1020886

Bem então você decidi ir para o Oktoberfest ? 

Ein Prosit, ein Prosit …

Essa festa maravilhosa é na verdade a comemoração do casamento do Rei Ludwig I e que continua a ser comemorada até hoje. Sinal que a festa foi boa!

O Oktoberfest acontece dentro de um enorme parque de diversão na Theresienwiese. Imagine que é uma Disneylândia da cerveja.

1-set2011 191

1-set2011 188 1-IMG_3704

A festa começa cedo, às 10h da manhã e o ingresso é livre. Dentro dos pavilhões, tem os lugares que já foram previamente reservados. Vale lembrar que  é preciso reservar com bastante tempo de antecedência. Alemães mais sedentos já começam a falar em reservas, mau acaba de acontecer uma festa. Mas é possível conseguir alguma mesa lá na hora, porque sobram algumas que não foram reservadas. Para isso tem que chegar cedo! Conforme vai enchendo os pavilhões, eles fecham as entradas, mas tenha em mente que fora também é muito divertido.

Lá no Oktoberfest a cerveja é servida em canecas de 1litro. A caneca se chama “ein Maß” ( lembre-se que esse “ß” em alemão se pronuncia como “ss” então seria  “ain mass”) e o custo é mais ou menos 9,50 euros. Não é obrigatório pagar gorjeta, mas se você quiser que a cerveja venha mais rápido, pode ser uma boa.

Outra dica importante é que, só é permitido  fazer o pedido da cerveja para quem estiver sentado nas mesas. o único pavilhão que se pode pedir ao garçom de pé é o da HB Hofbräu-Festzelt. É claro que nós, brasileiros com aquele jeitinho especial que só nós temos, sempre encontramos um modo, não é mesmo? Em uma das vezes, que nós não estávamos sentados, acabamos fazendo amizade com um pessoal que estava nas mesas e eles faziam o pedido para nós, e nós pagávamos. Ali é muito fácil fazer amizade, está todo mundo feliz mesmo!

Dentro dos pavilhões também é servido pratos tradicionais da culinária bávara. É aconselhável comer qualquer coisa , porque depois de tanta cerveja, você terá preferido não estar com o estomago vazio.

Cada cervejaria tem seu pavilhão e eles não são iguais no estilo. Por exemplo, tem uns que tocam música eletrônica, outros que tocam música tradicional bávara e outros ainda que tocam rock. E tem aqueles momentos incríveis quando o pavilhão inteiro começa a cantar  ‘We will rock you” batendo os pés e as mãos. Muito legal!

1-set2011 193

1-IMG_3703

A primeira vez que eu fui eu fiquei no pavilhão da Hacker- Pschorr (Hackerbräu) que é o pavilhão da música rock e querido dos mais jovens. Aliás, que balada!

1-IMG_3726

1-IMG_3710

1-IMG_3709

1-IMG_3724

Lá , eles vendem esses corações  que parece um biscoito gigante, com frases.

1-set2011 195

Daí você esolhe uma frase e dá de presente para a outra pessoa. E a pessoa pendura no pescoço. Da primeira vez  o Mingo me deu esse, que está escrito:  ” Você é meu sonho”.

1-IMG_3735

Na segunda vez no pavilhão da Augustiner que é um pavilhão mais familiar, nem por isso, menos divertido.

1-P1020962

1-P1020963
1-P1020960


1-P1020961

E dessa vez eu ganhei um menorzinho, mas com uma frase enorme : “Eu te amo!”

1-P1020967

A última vez que fomos , estava acontecendo a feira da Agricultura Bavareza. Foi incrível ver todos aqueles animais lindos. Vendo todos aqueles porquinhos gorduchos e bem cuidados, deu prá entender porque que as linguiças são tão deliciosas

1-P1020858 1-P1020862

1-P1020865

1-P1020869

1-P1020870

1-P1020861

Mais umas fotos do parque da Oktoberfest

1-P1020851

1-P1020846

1-P1020847

1-P1020850

1-P1020883

1-P1020844

Mais algumas fotos da cidade:

A estação central Hauptbahnhof:

1-P1020754

1-P1020750

Detalhes e fachadas de prédios importantes:

1-P1020764

1-P1020765

1-P1020766

1-P1020759

1-P1020767

1-P1020769

1-P1020771-001

1-P1020772

1-P1020778

1-P1020782

1-P1020770

1-P1020780
1-P1020784
1-P1020787

1-P1020799

1-P1020818

1-P1020792
1-P1020793

1-P1020795

1-P1020798    1-P1020837

1-P1020840

1-P1020833
1-P1020820

1-P1020947

1-P1020955

1-P1020945 

1-P1020954 1-P1020919Você já viu um pianista ser músico de rua ? Pois é! Ele levou o piano para a calçada.

1-P1020916

Esses são alguns modelitos da indumentária bavaresa:

1-P1020751

1-P1020876

Algumas publicidades interessantes:

1-set2011 180

1-IMG_3716

1-P1020786

Espero que esse post tenha servido para iluminar as ideias e sonhos dos turistas de primeira viagem a Munique.

Quem sabe nós não nos encontremos por lá no próximo Oktoberfest

Prost!

1-IMG_3689

Hora de voltar prá casa . Aeroporto  Flughafen München Franz Josef Strauß

1-P1020979

Obs.1: Para fazer as reservas para o Oktoberfest, entre nos sites das cervejarias.

Obs.2:Pessoal, desculpem a qualidade das fotos, mas acho que a cerveja já tinha dado um pouco de efeito… sabe como é…