Apesar de que “calcio” em Italiano significa futebol, eu ainda estou me perguntando se seria mesmo esse o termo adequado para esse jogo. De tanto ouvir falar desse calcio storico, e cá entre nós, os comentários eram aterrorizantes, acabei tomando coragem e fui assistir a partida. No final das contas, adorei!

Bem, você deve estar se perguntando que tipo de jogo pode ser assim tão amedrontador de assistir. O Calcio Storico  se chama assim porque tem suas origens lá atrás , na época dos legionários do Império  Romano. Um jogo que ainda depois de muito tempo, os meninos jogavam na rua com bolas de couro.

Foi em 4 de maio de 1930 que aconteceu o primeiro campeonato entre os times da cidade de Firenze. Nessa  partida eles usaram os trajes típicos do século XVI como comemoração dos 400 anos do Assédio de Firenze. Esse Assédio é lembrado como o dia em que a população armou uma partida de calcio em plena Piazza Santa Croce, como se nada estivesse acontecendo, mas esse nada era somente as tropas do Imperados Carlos V ameaçando a população.

Desde então o Calcio Storico Fiorentino vem sendo realizado regularmente todos os anos, juntamente com os festejos do mês de junho, que é o mês de San Giovanni. Em português, San Giovanni é São João. Ele é o patrono da cidade de Firenze.

Abertura dos jogos

Eu, depois de anos morando na Itália me dei conta de que aqui, tudo acontece de uma maneira bastante cerimoniosa. Digo isso não como crítica , mas para descrever a maneira italiana de fazer as coisas. Os italianos são um povo que não se esquecem nunca da história e continuam muitas vezes a revivê-la de forma muito especial.

Como abertura da temporada de jogos , eles preparam uma parada, onde desfilam pelas ruas 530 pessoas vestidas com trajes da época do Renascimento.

1-IMG_5862

Os times

São quatro os times, cada um representa um bairro da cidade:

  • Bianchi (Brancos): Santo Espírito
  • Verdi (Verdes): San Giovanni
  • Rossi (Vermelhos): Santa Maria Novella
  • Azzurri (Azuis): Santa Croce

A partida

Nos dias de jogos, as ruas de Firenze ficam cheias de grupos de torcedores vestidos com as respectivas cores de seus times.

O jogo acontece em uma arena montada na Piazza Santa Croce, que é um dos cartões postais da cidade.

1-IMG_5814

É dentro dessa igreja de Santa Croce que estão enterrados muitas personalidades famosas, como Michelangelo, Machiavel, Galileo Galilei, entre tantos outros.

1-IMG_5844

O campo é recoberto de areia, cada uma das duas torcidas organizadas ficam nas arquibancadas das linhas de fundo. Essa é a torcida do time do azuis ou “Azzurri”

1-IMG_5846

Nas arquibancadas centrais, ficam as tribunas de honra central e  lateral que são mais caras por serem designadas a figuras importantes do governo e da sociedade. Além das arquibancada numerada e a popular.

ticket

Tem muita gente assistindo ou querendo assistir. No dia que eu fui, o prefeito da cidade Dario Nardella estava presente.

Nos jogos, a partida só começa  depois de uma longa apresentação em campo. Entram “banderatores”, os cavalos, soldados em armaduras de ferro, outros cavalheiros com espadas e tantos outros elementos.

1-IMG_5821 1-IMG_5827

1-IMG_5828

1-IMG_5841

1-IMG_5849

1-IMG_5854

1-IMG_58451-IMG_5848

As regras

Ao todo são 27 jogadores  para cada time, sem substitutos. São 4 goleiros,15 atacantes, 5 meio campistas  e 3 zagueiros de cada lado.

1-IMG_5858

No meio da linha de fundo de cada time tem uma pequena tenda que serve para o capitão dar dicas aos jogadores, mas ele não pode participar.

Para controlar o jogo, além do juíz, tem outro juíz comissário , que fica fora do campo e mais seis bandeirinhas. Acima de todos está o mestre de campo que pode interromper a partida caso a coisa esteja ficando preta.

A cada gol feito, os times invertem o lado do campo.

O jogo é praticamente um vale-tudo. Pode usar técnicas de lutas e na verdade são essenciais para a sobrevivência dos jogadores. Todos eles são enormes, fortes e mau encarados. Mas, acredite em mim, existem muitas meninas, babando por eles.

É como se fosse uma luta livre mas ganha quem conseguir levar a bola até o outro lado do campo e fazer o gol.   O Rugby  e o futebol americano  tem suas origens no Calcio Storico.

No final da partida, é normal vê-los destruídos, sangrando, com as roupas rasgadas. Dizem que antes  era pior. Eu ouvi uma história que o cara arrancou a orelha do outro e enterrou no meio do campo e que até hoje ninguém encontrou. Tem ainda outra história de jogador que morreu em campo e rixas que  só terminaram depois da partida.

Fim de jogo, a torcida invade o campo. Bianchi 3,5 x  Azzurri 2. 

1-IMG_5868

Pode parecer violento, mas até mesmo para mim que sou pacifista, encarar um evento desse, depois que você está lá e entra no clima, é como se você estivesse vivendo em uma outra época e tem um gosto todo especial. Eu recomendo!