Depois do inverno, quando a neve derrete e o sol tenta esquentar os alpes, o cenário que surge é das mais belas árvores e flores recém desabrochadas. Parece um cenário desenhado nos antigos papéis de carta. Muito romântico, perfeito para uma lua-de-mel.
Foi em um desses verões bem quentes da Europa, que nós fomos para o Lago de Bled na Eslovênia. A primeira vista é de tirar o fôlego e calar qualquer palavra.
O Lago de Bled tem sua origem nos glaciais dos alpes Giulie e Caravanche na região da Gorenjska, noroeste da Eslovênia. No meio do Lago, tem uma ilha chamada Ilha de Bled. Uma ilha natural com uma igrejinha em cima, a igreja de Santa Maria Cristiana. Mas muito antes de ser uma igreja, esse local era um templo, dedicado a deusa Živa, a deusa escrava do amor. Mas mudou depois da cristianização em 745 quando os habitantes foram obrigados a converter-se e aceitarem Maria Cristiana em seu lugar.
Não sei se era eu que estava muito feliz de estar lá, mas creio que é possível sentir esses ares de romance.
Do outro lado da margem um enorme castelo no topo das rochas. O Castelo de Bled é um dos mais antigos da Eslovênia. A história conta que o Rei Enrico o presenteou ao Bispo de Bressanone Adalberone. A noite ele fica todo iluminado com uma luz alaranjada, além de lindo fica com um ar misterioso.
Para subir, tem que fazer um esforcinho, mas a maior parte da subida é feita de carro.
Hoje em dia o interior do castelo foi todo transformado para fins turísticos, mas ainda guarda algumas relíquias e uma sala em memória de Primož Trubar que foi um reformador, religioso esloveno. Um restaurante, uma cantina onde os vendedores se vestem com trajes de época e uma casa de impressão.
A vista lá de cima é incrível!
Também tem um museu sobre a evolução da sociedade desde os tempos do bronze até os dias de hoje. Do lado de fora, por alguns trocados se pode provar como era cunhar uma moeda de bronze à moda antiga.
O Mingo fez a dele.
Bled é famosa também por ser uma localidade para práticas de esporte, montain bike, paragliding, sky, caminhada e muitos outros. O Lago de Bled já recebeu por diversas vezes, o campeonato de canoagem.
Olha o paragleider
Nas redondezas, além de muitos outros lugares maravilhosos, tem uma estação de sky, onde nós pegamos um cable car, que é parecido com o Bondinho do Pão de Acúcar, e subimos muito alto, bem pertinho do céu.
E a gente foi subindo…
Os picos nevados.
E foi ficando alto…
E chegamos nessa maravilha de lugar.
Tinha até aviso de “Cuidado precipício”
Apesar das fotos mostrarem os picos gelados, esse dia foi bastante quente. E nós acabamos tendo que experimentar uma cervejinha local.
E para quem acha que vaca não pode voar….kkkk …. Tinha mais vaca que passarinho lá em cima. Brincadeirinha. Mas elas eram lindas e mansinhas.
E tinha cobra também.
Nos estávamos de carro e giramos bastante pelos arredores dalí. A água do lago é muito gelada, eu não consegui entrar.
E para terminar, mais algumas fotos ali do centro de Bled.
Os barcos típicos daquela região.
Jardins belíssimos.
Eu sei que isso é coisa de criança mas eu não resisti.
O Mingo acabou nadando com os patinhos.
No próximo post vou mostrar mais da Eslovênia, que é um país realmente maravilhoso!
Até a próxima!