Fácil de ir e difícil de descrever a viagem que fizemos pela região de Provence. Difícil porque fomos para muitos destinos e todos eles repletos de informações, de história e cultura. Então, decidi escrever  em capítulos essa nossa última aventura. E vou falar das cidades que nós conhecemos por região.

Ali as cidades são bem pequenas e são muito perto umas das outras. Dependendo das cidades que você escolhe , da para visitar até três no mesmo dia.

  1-mapa regioes

A região de Vaucluse 

Essa região está situada no sudeste da França, na região de Provence Alpes – Costa Azul. Sua capital é Avignon. O nome Vaucluse significa vale fechado.

Imagine que nesse vale, rodeados de montanhas belíssimas,  estão situadas cidades medievais, verdes colinas e vinhedos. O Rio Ródano, imponente, banha essa região.

Nós escolhemos algumas dessas cidades para visitar. Foram elas Avignon, Orange, Cavaillon, l’isle sur la sorgue e a pequena grande Châteauneuf-du-Pape.

Avignon

Conhecida como a cidade dos Papas, porque por muitos anos foi lá a a residência oficial dos papas.

O centro histórico é guardado pelas muralhas  magnificas dessa fortaleza construídas no sec. XIV. Em 1309 O Papa ClementeV decidiu transferir-se para a França após sua complicada eleição. depois dele, mais seis Papas foram ali eleitos. E Clemente VI foi o que teve maior relevância entre eles.

O Palácio dos Papas um  imenso castelo em estilo gótico que faz parte dos Patrimônios Mundiais da Unesco.Teve uma história muito interessante e conturbada, mas deixou à igreja católica um rico material que possibilitou a reconstrução dos fatos que ali ocorreram.

Nós fizemos uma tour  com audioguia por dentro do castelo. Funciona assim, você diz a língua que quer ouvir a explicação e eles te dão um radinho para ir ouvindo conforme a posição que estiver dentro do castelo.

1-Avignon- Mingo (16)

1-Avignon- Mingo (13)

1-IMG_0556

1-IMG_0557

1-IMG_0561

1-IMG_0560

1-IMG_0552

1-IMG_0550  1-IMG_0543

1-IMG_0545

Além do palácio , também tem a Ponte St. Bénezet que atravessa o Rio Rodano. A lenda conta que um pastor atendeu a um chamado divino para construir a ponte. Teve uma história bastante complicada , sendo construída e desconstruída diversas vezes. No meio da Ponte tem uma capela em homenagem a San Nicolau. Acabou famosa após a canção    ” Sur le Pont d’ Avignon ”  de Chansons Enfantines.

1-IMG_0565

1-IMG_0566

1-Avignon- Mingo (7)

1-IMG_0568

 Entrada da capela de San Nicolau que fica no meio da Ponte

1-Avignon- Mingo (10)

A Ponte

 1-IMG_0572O Rio Ródano


1-Avignon- Mingo (3)

A cidade é cheia de bares, lojas, cafés com mesinhas na calçada e muitos museus.  No mês de julho acontece um festival de artes e entre agosto e outubro acontece um show de luzes o Palácio dos Papas Muito bonita e agradável.

Mais umas fotinhos da cidade:

1-Avignon- Mingo (21) 1-Avignon- Mingo (22)

1-IMG_0563

1-IMG_0562

1-IMG_0569

 A muralha que cerca a cidade

 1-Avignon- Mingo (18)

Até  a próxima e saúde!

🙂