Esse post é para você que está pensando em viajar pela Itália de carro. Vou apresentar alguns sinais de trânsito que não existem no Brasil para você não ser multado e acima de tudo dirigir com segurança. E no final você vai encontrar uma dica de um modo alternativo para viajar de carro na Itália.

Os brasileiros que viajam pela Itália e pretendem alugar um carro, podem usar a carteira de motorista brasileira. Mas existem muitos sinais de trânsito por aqui que não existem no Brasil. Algumas das placas que vou mostrar  são comuns pelas estradas de toda comunidade europeia.

 

A velocidade permitida:

Nas autoestradas , que são aquelas que atravessam não só a cidade mas levam a outros países,  a velocidade máxima é de 130km/h. São placas com o fundo verde.

Nas estradas extra urbanas principais, que são aquelas que circulam dentro da Itália e possuem pelo menos duas pistas a velocidade máxima é de 110 km/h. São placas com o fundo azul.

Nas estradas extraurbanas secundárias  a velocidade permitida é de 90 km/h.

Nos centros abitados 50km/h é mais que suficiente. Os italianos dirigem calmamente, e são mais cautelosos que nós brasileiros. A própria população mais idosa que a nossa exige por si só maior atenção.

segnale limite di velocita

Pedágio

O pedágio na Itália tem sua cobrança de acordo com o trecho percorrido, ou seja , se você andou muitos quilômetros pagará mais.

Funciona assim, quando você entra em uma autoestrada, você logo passa por um pedágio e nele você retira um bilhete que uma máquina irá te dar. Nesse bilhete está escrito o nome do trecho de entrada. Quando você sai da autoestrada, vai ter um outro pedágio onde deverá ser feito o pagamento.

Aqui na Europa é possível pagar o pedágio de três maneiras. Uma delas é pagando com o Telepass que é um serviço semelhante ao do Sem Parar no Brasil. Outra forma é com a ajuda do cobrador de pedágio e a novidade, é que também tem a possibilidade de pagar sozinho com a ajuda das máquinas. Tem a máquina para pagamento com dinheiro e a máquina para cartão de crédito.

Repare na foto, existe quatro tipos de placas:

  1. Telepass
  1. Carta = Cartão de crédito
  1. Cobrador = placa que tem uma mão com as moedinhas e dinheiro
  1. Máquina = placa com moedinhas  e dinheiro

fonte_www.ducadaostapescara.it

 

Para efetuar o pagamento com a máquina, dirija-se a faixa específica, insira o bilhete na máquina, ela irá calcular o valor e você deverá inserir o dinheiro. Pode ser pago com moedas ou notas.

padágio Itália

No caso de você perder o bilhete, ou não tiver dinheiro ou qualquer outro motivo pelo qual o pagamento não possa ser efetuado, existe um botão vermelho que você pressiona para pedir ajuda.

Ou haverá um funcionário do pedágio que vá até ali te ajudar ou no caso que não haja ninguém, a máquina irá te dar um bilhete para você comparecer em um “Punto blu” que são os escritórios administrativos da autoestrada.

 

Placas de confins de estado com países da comunidade europeia

Indica que você está deixando um país e entrando em outro dentro da comunidade europeia

confine

 

ALT – Dogana

Esse é o sinal que indica a fronteira existe para controlar a evasão fiscal de um país. Nesse caso, é preciso parar e apresentar os documentos mesmo que não exista nenhuma mercadoria a ser declarada.

dogana

 

Inicio e fim de centros abitados

Existem as placas com o nome das cidades e as placas com a faixa vermelha e o nome da cidade. As últimas representam que você está atravessando o limite de um centro abitado.

Acquisizione a schermo intero 05062016 181059

Estradas com uma pista e mão dupla 

Falando de estrada, sabe quando você vê em filmes italianos aquelas estradinhas minúsculas, com mão dupla, elas existem mesmo!

Quem não está acostumado, a primeira vista se assusta muito. Mas quando você aprende a ler os sinais fica tudo mais fácil.

Os sinais abaixo indicam quem tem a preferencia de passar primeiro pela estrada.

Esse sinais encontram-se antes do estreitamento das pistas  de mão dupla se transformarem em uma pista só. Cada um fica  em uma ponta do estreitamento.

O sinal circulado de vermelho significa que o motorista deve dar a preferencia para quem vem do outro lado.

Acquisizione a schermo intero 05062016 181712

O sinal de fundo azul significa que tem a preferencia de passar primeiro.

Acquisizione a schermo intero 05062016 181540

Note que a seta vermelha representa sempre quem deve esperar .

 

Proibido transitar

divieto

 

Tem muitos lugares na Itália que é proibido transitar, tanto porque são áreas destinadas a pedestres, como centros históricos onde o vai e vem de motores poderiam causar danos aos monumentos históricos. Nessas áreas esse sinal é encontrado e ele veta a circulação de qualquer tipo de veículo , isso inclui até as bicicletas apesar que quase sempre ciclistas não são muito obedientes.

Em algumas ruas dos centros essa placa vem acompanhada de um semáforo com telecâmera. No caso de estar com a luz vermelha acesa a entrada comporta multa. Em alguns horários do dia e em algumas entradas o sinal pode estar verde, então é possível entrar sem problemas.

Immagine

 

 

Em caso de neve

Em trechos onde a neve atrapalha o trânsito, placas como essas indicam o uso obrigatório das correntes nos pneus ou o uso de pneus apropriados para neve.  Os veículos que não possuem o equipamento são proibidos de circular nesses pontos.

As correntes devem ser colocadas no pneus que fazem a tração. No caso de um carro 4×4 por exemplo, as correntes devem ser colocadas nos pneus da frente.

Dirigir na neve é equivalente a andar descalço em um piso ensaboado, ou seja , é sempre necessário reduzir a velocidade, evitar manobras bruscas, acelerar gradualmente e manter distancia dos outros veículos.

Acquisizione a schermo intero 05062016 182214

No caso essa placa indica que do dia 15 de novembro ao 15 de abril é obrigatório o uso de pneus para neve ou corrente.

Sinais de indicações turísticas

Como poderia esquecer de falar deles? Os mais importantes de todos!

Placas com o fundo marrom sinalizam as localidades de interesse histórico, cultural e turístico.

Essa por exemplo é a placa que sinaliza um local de informações turísticas e presença de hotel.

Acquisizione a schermo intero 05062016 182719

Essa outra indica que nas imediações encontra-se um rio. No caso o Rio Arno aqui em Firenze.

Acquisizione a schermo intero 05062016 182857

Essa  indica a entrada do centro histórico de Firenze.

firenze

Essa outra placa indica área reservada para camping com barracas ou trailers que aqui na Itália são chamados de Autocaravam, para aqueles que tem o motor integrado, ou Caravam para os que são rebocados por carros.

campeggio

 

Para finalizar, vai uma dica, de um modo alternativo para viajar de carro pela Itália

Se você resolver viajar de trem pela Itália e a distância for muito longa e você quiser continuar com a viagem com o carro, existe um serviço por parte das companhias de trem, que possibilitam que você viagem de trem e leve o seu carro junto com você.

É claro que o carro vai transportado no vagão apropriado e você no vagão reservado aos passageiros.

Se por acaso você encontrar essa placa, saiba que ela simboliza a entrada da estação ferroviária que fará o transporte do veículo.

Auto_al_seguito

 

Se alguém tiver alguma dúvida sobre sinais de trânsito,  me envie uma mensagem.

Espero que tenham gostado!

🙂